Neste vídeo eu mostro uma prática importante no manejo das abelhas sem ferrão, que é a limpeza da colmeia – mais especificamente: a remoção da lixeira.
As abelhas armazenam seus resíduos (excrementos, abelhas mortas, restos de cera, restos de pólen etc.) em montinhos em algumas partes da colmeia, com o passar do tempo as operárias tendem a retirar esses resíduos para fora dos enxames. Para fortalecê-los, podemos retirar os resíduos semanalmente. Ao fazermos isso, estaremos evitando uma possível proliferação de forídeos (mosquinhas que destroem os enxames) dentro dessas lixeiras, poupando o trabalho das operárias e mantendo o interior da colmeia limpo. Tal prática é importantíssima em enxames recém divididos, devido ao pequeno número de operárias para fazer esse trabalho e ainda, se defender de um possível ataque de forídeos.
Felipe Furtado Frigieri
Felipe, tenho umas 40 colmeias de jataí, e no último mês perdi 8 delas pelo ataque da abelha Limão. Tem alguma orientação para mim para acabar com este problema?
CurtirCurtir
É difícil. O ideal seria você encontrar esse ninho da limão e entrar deslocá-lo para longe do seu meliponário.
CurtirCurtir
Felipe, tenho um colmeia de Jatai, a alguns anos. no ano passado 2015 mais ou menos em fevereiro elas foram embora, abandonando a colmeia. Pensei em tirar a colmeia e ver o que tinha dentro. mas o tempo foi passando e fui deixando la. Para minha surpresa esta semana, um ano depois, tem abelhas novamente na colmeia. Pergunta:- elas voltam, ou é outro enxame.
Nunca tirei mel e não abri a caixa em tempo algum.
Posso colocar açúcar perto para ajuda las. (agua com açúcar), não tenho intenção de tirar mel.
Obrigado
Wellington José
CurtirCurtir
Oi Wellington, as jataís não mudam de lugar. Seu enxame morreu mesmo, infelizmente. E esse que se instalou aí é um novo enxame, que deve ter sido atraído pelo cheiro deixado pela antiga colmeia. Pode colocar esse alimento sim. Ferva a água. Fiz um texto ensinando a fazer essa receita.
https://plantandovida.wordpress.com/2014/07/20/alimentacao-artificial-para-abelhas-energetica-e-proteica/
Um abraço.
CurtirCurtir
Olá Felipe, meu nome nome é Diego, curso administração de empresas e estou elaborando um projeto para apresentação, sobre arborização urbana de Itapetininga. Gostei muito do seu blog e vi que você tem um a vasta experiência no assunto.
Gostaria de saber se existe alguma legislação específica para o plantio de árvores nas calçadas em Itapetininga, e também se for possível, também gostaria de saber se há uma um padrão de medida em relação a árvore e muro. Obrigado.
CurtirCurtir
Oi Diego,
a legislação de arborização urbana do município é bem antiga e pouco fala a respeito do plantio de árvores nas calçadas. Estamos precisando urgente de uma atualização nessa lei, tão ultrapassada.
Sugiro que procure por manuais de arborização da cidade de São Paulo, Curitiba e Maringá, pois são ótimas referências.
Ajudei a criar uma página no facebook chamada Arboriza Itapê, o intuito é discutir o tema da arborização urbana e promover alguns plantios mensais pela cidade.
https://www.facebook.com/arborizaitape/?fref=ts
Curta a página e faça comentários. Boa sorte na pesquisa e um abraço.
CurtirCurtir