Abelhas indígenas – Conhecer para preservar
Por Felipe Furtado Frigieri / Nosso Bem Estar Itapetininga
Quando pensamos em abelhas muitas vezes associamos acidentes em decorrência das picadas que as mesmas utilizam para a defesa da colmeia, porém existe um grupo de abelhas nativas que possuem o ferrão atrofiado e são incapazes de ferroar ,denominadas de abelhas indígenas. As abelhas indígenas tem uma enorme importância econômica e ecológica pois durante as visitam às várias espécies de plantas para a coleta de pólen, néctar e resinas, cumprem um importante papel ecológico na natureza, a polinização. Sem polinização, as plantas não produziriam sementes e frutos, e não se reproduziriam para garantir o crescimento e a sobrevivência da vegetação nativa, ou seja, a produção de alimentos seria menor. Se por um lado as abelhas são fundamentais para a sobrevivência das plantas, estas são imprescindíveis para a sobrevivência das abelhas, já que lhes oferecem alimentação e moradia.
Dessa forma, as abelhas sem ferrão são peça chave na manutenção de diversos ecossistemas onde ocorrem, sendo importante o desenvolvimento de estratégias para a sua preservação e divulgação. Uma das maiores ameaças para esses insetos é o desmatamento, pois muitas espécies necessitam de árvores ocas para nidificação, além disso, o uso abusivo de defensivos agrícolas em plantações é outra ameaça constante. Diante desses fatos, o Colégio Objetivo de Itapetininga construiu nas dependências do Parque Ecológico um meliponário para a realização de estudos e aulas teóricas e práticas sobre as abelhas indígenas sem ferrão, inserindo nas crianças e adolescentes a importância desses insetos do ponto de vista ambiental, econômico e cultural. No meliponário instalou-se quatro caixas de abelhas nativas de três espécies diferentes, sendo uma de jataí, uma de mirim-guaçu e duas de mandaçaia. Todas mansas e ideais para a prática da educação ambiental.

Crianças conhecendo um pouco do incrível universo das abelhas nativas.
Fonte: http://itapetininga.nossobemestar.com/posts/735-abelhas-indigenas
Caro Felipe, tenho uma colmeia de jataí em minha casa e fui surpreendido com um ataque de abelhas pilhadeiras. Tive um trabalhão para derrotá-las, pois fiquei o dia todo de plantão, matando uma a uma até que desistiram. Gostaria de ter informações sobre as pilhadeiras e como combatê-las. Um abraço!
CurtirCurtir
Nunca tive esse tipo de problema. Mas eu acredito que o melhor a ser feito é fechar a entrada da colmeia e tentar, de alguma forma, espantar as “pilhadeiras”.
CurtirCurtir
gostaria de saber se no mes de dezembro elas enxameia
CurtirCurtir
Sim!
CurtirCurtir