Diariamente no decorrer de nossas atividades, não damos conta, mas produzimos em média por pessoa 1 Kg de diversos resíduos, desses, cerca de 60 % ou 600 g são resíduos orgânicos como: cascas de frutas, restos de alimentos cozidos, carnes, etc.
Infelizmente, ainda a grande maioria dos municípios brasileiros não dá um destino adequado para seus resíduos orgânicos, sendo esses, em grande parte, depositados a céu aberto e acabam produzindo líquidos e gases que contaminam o solo, água, o ar e inclusive as pessoas. Além disso, esses ambientes que servem de deposito de resíduo orgânico tornam-se atrativos para insetos indesejados, ratos e outros, isso acarreta em mais problemas de saúde.
A questão da destinação dos resíduos sólidos é teoricamente é competência do poder público e das empresas privadas, no entanto a sociedade civil pode através de algumas atitudes vir a contribuir positivamente na resolução dessa questão.
Podemos fazer duas coisas nas nossas residências que irão contribuir positivamente para a questão aborda acima, a primeira delas é bastante simples: basta diminuirmos nosso desperdício de alimento, passando a cozinhar na medida certa e ainda utilizando cascas, talos de frutas e hortaliças na nossa alimentação, que por sinal são bastante ricas em vitaminas.
A outra atitude não é complexa, porém demanda um pouco de cuidado, trata-se da compostagem. Simplificadamente a compostagem consiste na transformação de compostos orgânicos instáveis em compostos orgânicos estáveis, ou simplesmente a transformação de restos de comida, hortaliças, cascas de frutas em adubo orgânico. O processo é simples e pode ser feito até em apartamentos.
A compostagem caseira diminui a geração de resíduos tóxicos em aterros, consequentemente evitam-se todos os problemas que esses resíduos geram nessas que são depositados e ainda, permite a produção de adubo sólido e líquido na sua própria casa. Para termos ideia, numa residência onde vivem 4 pessoas, ao final de um mês teremos aproximadamente 72 Kg de resíduos orgânicos produzidos e cerca de 860 Kg no final de uma ano, uma vez feita a compostagem desses resíduos, estamos tratando localmente os nossos resíduos, produzindo adubo e deixando de destinar a aterros ou lixões uma significativa quantidade desses materiais.
Para uma boa compostagem você vai precisar de:
- recipiente para armazenar os resíduos (pode ser baldes, caixas ou diretamente no solo),
- folhas secas ou pó de serra (serragem de madeira),
- pá de jardim ou equipamento semelhante (para mexer o composto),
- recipiente para armazenar o adubo líquido.
O que pode ser decomposto:
- cascas de frutas,
- alimentos cozidos (arroz, feijão, etc.),
- borra de café,
- papel guardanapo,
- (evitar carne em grandes quantidades, pois elas podem atrair moscas e produzir mau cheiro),
- resíduos da jardinagem (folhas, galhos, flores, etc.).
Como fazer:
- misturar os resíduos orgânicos com as folhas secas ou a serragem, na proporção de duas partes para uma, respectivamente;
- mexer o composto diariamente (oxigênio é fundamental para boa decomposição);
- mantê-lo úmido (cuidado para não encharcá-lo).
- acrescentar ao composto minhocas vermelhas (facilmente encontradas em locais que vendem isca para pescaria).
- a decomposição leva aproximadamente 60 dias para ser finalizada,
- no final do processo teremos um produto de cor escura, cheiro de terra molhada, portanto pronto para ser utilizado no jardim, floreiras, horta, pé de árvores, etc.
Segue abaixo um vídeo retirado do ‘youtube”, em que jovens estudantes ensinam a construir uma composteira utilizando galões de 20l de água, tal recipiente é interessante pois apresentam prazo de validade, uma vez vencidos podem ser empregados para nessa finalidade. Esse modelo composteira é bastante simples e pode ser utilizada em residências com quintal pequeno, e até mesmo em apartamentos. Para uma família de 5 pessoas, o ideal é duas a três composteiras desse modelo, no entanto isso pode variar de acordo com os hábitos da família.
Fiz essa composteira na minha casa e o resultado foi muito bom. Principalmente por ter o coletor do adubo líquido. O inconveniente é o seu volume reduzido, mas isso pode ser resolvido construindo mais uma ou duas composteiras, de acordo com a necessidade.

Composteira em funcionamento. Na parte superior verificamos o composto sólido e na inferior o adubo líquido.

Logo após de acrescentar os resíduos orgânicos é fundamental colocar um pouco de folha seca ou serragem sobre o composto e revolver a massa, de modo a mantê-la sempre oxigenada.

O adubo líquido pode ser utilizado para adubar plantas em geral. Misturar duas partes de água para uma do adubo líquido.
Felipe Furtado Frigieri
Não esquecer de FILTRAR a mistura do adubo liquido com água (pano ou filtro de café servem) para NÃO ENTUPIR o pulverizador.
Abs
Eraldo
CurtirCurtir
Pode ser mesmo Eraldo, mas nesse modelo o líquido já passa por uma peneira. Mas quando mais filtrado melhor mesmo.
Obrigado pela colocação,
Um abraço.
CurtirCurtir
Amei essa compostagem. Vocês estão de parabéns.😍😍😍
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agradeço suas valiosas informações no:
”Plantando vida “: sobre abelhas jataí,compostagem residencial,etc. Foi de grande valia para mim.Serei fiel seguidora de seus sábios temas.
CurtirCurtir
Que bom que gostou Edwiges.
Muito obrigado.
Um abraço.
Felipe
CurtirCurtir
Olá!!!
Parabéns pela iniciativa.
Tenho uma cozinha industrial de pequena escala, e produzimos cerca de 15 kg/dia de lixo para ser utilizado na compostagem. Tenho um modelo de baldes, baseado neste de caixas e também um sistema utilizando bombona de 240lts. Semana passada fiz a extração do chorume e tive uma surpresa. O cheiro não é muito agradável. É assim mesmo? Existe alguma forma do cheiro não ser tão forte. E quanto a coloração do chorume, como deve ser?
Abraço!!!
r.marinho.gomes@gmail.com
CurtirCurtir
Olá Ricardo,
parabéns a você também, pela iniciativa.
O motivo do odor desagradável é por conta da decomposição anaeróbica (falta de oxigênio) que está ocorrendo no seu processo de compostagem. Normalmente isso se deve ao excesso de água, elevada densidade da massa e ou desequilíbrio na relação carbono/nitrogênio.
Você está revirando 1 vez por semana no composto?
Está acrescentando algum material rico em carbono na massa, como folhas seca ou maravalha?
O chorume deve apresentar uma coloração escura (marrom/preto) e não apresenta odor desagradável.
Um abraço e boa sorte!
CurtirCurtir
Alo Amigos:
Isto mesmo. Tanto a falta de umidade como o excesso (água demais) atrapalham o processo.
A falta de oxigênio também atrapalha. O material não deve ser comprimido (deve ficar bastante “solto”) e deve também misturar capim; folhas; grama cortada e etc … para “enriquecer” o composto.
Passando de uma bombona para outra o material fica remexido e oxigenado.
Se a umidade ficar no ponto “Ótimo” é capaz de nem dar chorume.
Que tal a cada 15 dias derramar a bombona e encher novamente passando o material de baixo para cima?
Nesta ocasião colocar um pouco de capim ou folhas secas .entre uma camada e outra do material remexido.
Depois que a “massa’ ficar mais ou menos uniforme pode passar para umas caixas tipo daquelas de acomodar peixe, e colocar minhocas. Dentro de uns 30 ou 40 dias as minhocas transformam tudo em humus.
Se puder nesta ocasião colocar um pouco de estrume curtido ajuda muito.
(boi; coelho; galinha. etc… Menos de cavalo que por ser monogástrico vai trazer sementes de ervas invasoras no estrume – daí não ser aconselhado.
Quando Vc perceber que as minhocas já transformaram o material em húmus é hora de entrar em ação para separar húmus produzido e multiplicar o trabalho..
Dai Vc peneira e usa o material para adubar as plantas e separa as minhocas que voltam ao trabalho em outras caixas. Quanto mais minhocas mais rápido vai ficando o processo.
No humus que vai para os canteiros vão larvas e ovos povoando o solo.
Em outra oportunidade vou postar fotos deste assunto.
Abs
Eraldo
CurtirCurtir
Eraldo, obrigado pela contribuição. um abraço.
Felipe
CurtirCurtir
Querido irmão!! http://www.plantevida.com.br/ visite nosso site!! abaço
CurtirCurtir
Primário, mas primordial no seu objetivo.
CurtirCurtir
Muito boa essa dica
CurtirCurtir
Obrigado, um abraço.
CurtirCurtir
Uma dica para a filtragem, na boca do garrafão coloque uma bucha de lavar louças, segura a massa e filtr.
CurtirCurtir
Gostei muito da compostagem, sou novo nesta área más pretendo aprender muito com as otimas ideias publicadas por vcs. Grato!!!! Jkv.
CurtirCurtir
Oi José. Muito agradecido. Caso tenha dúvidas pode escrever aqui, que eu tentarei ajudar. Um abraço.
CurtirCurtir
Oi Felipe, tudo bem? Estou querendo fazer uma de tres andares pra assim ir guardando a que ficou cheia e dar o tempo de se decompor pq consumo muita verdura e frutas. Mas tenho medo de colocar o terceiro galao e de nao suportar o peso. Podes me ajudar? Obrigada!
CurtirCurtir
Oi Lua,
entendi. Você pode usar aqueles baldes de de 20 l. Procure por baldes que a tampa seja grossa e resistente. Faça furos na tampa para drenar os líquidos. Um abraço
CurtirCurtir
Foi de grande valía para mim. Muito obrigada.
CurtirCurtir
Que bom! Fico contente.
CurtirCurtir
Bom dia Filipe!
Estamos fazendo uma compostura com paletes e ela deu larvas de mosca! O quê você sugere ? Ou isso faz parte de micro organismos? Obrigada! E parabéns pelo seu belo trabalho
CurtirCurtir
Oi Edna. Obrigado pelo comentário.
Recomento a você que coloque mais folhas ou serragem na mistura da sua composteira e revire ou mexe mais o composto. Isso vai ajudar no processo de decomposição. Um abraço.
CurtirCurtir
As lavas provavelmente são de moscas, foram atraídas pelo mau cheio. Fazendo os procedimentos que eu te disse vai ajudar a controlar isso (mau cheiro) e consequentemente afastar as moscas.
CurtirCurtir