Poluição, estresse, dores, cansaço, solidão. Todos passamos por isso, seja em casa, no trabalho, em viagens ou nos estudos. Uma maneira simples de se livrar de todos esses problemas cotidianos é se cercar pela natureza.

A capuchinha (Tropaeolum majus) é uma boa opção para cultivar no quintal. Suas flores são belas e também são comestíveis, e suas folhas tem uso medicinal.
Cultivar plantas em casa, não só embelezam o ambiente, mas também nos proporciona uma atividade muito benéfica, tanto física como psicológica. Ter uma horta, um jardim, uma árvore ou simplesmente um vaso de flores melhora o ambiente em que vivemos, pois deixa o espaço muito mais charmoso e caseiro, e muito mais que isso nos dá ar limpo. Isso porque as plantas em seu processo de fotossíntese renovam o oxigênio, proporcionando um ar mais saudável.

Belíssima flor de Maracujá-doce ( Passiflora alata). É uma ótima opção para compor um jardim. Possui hábito trepador. Os frutos são comestíveis e suas folhas tem uso medicinal.
Nas casas onde existem muitas substâncias químicas devido aos móveis, pinturas, cortinas, carpetes e eletrodoméstico, elas são capazes de absorver diversas substâncias tóxicas, eliminando esses poluentes da atmosfera. Atuam também na umidade e na temperatura, podendo criar microclimas agradáveis. Protegem-nos da radiação eletromagnética, formando escudos contra a poluição eletrodoméstica.

Vinagreira (Hibiscus sabdariffa). Planta de uso ornamental e medicinal. Das brácteas e sépalas (pseudoflor) pode-se fazer um saboroso chá e suco. Vila do Estudante, ESALQ-USP, Piracicaba-SP.
Vários estudos demonstram que praticar jardinagem pode aliviar o estresse, pois é uma tarefa fácil e nos deixa em contato com a natureza e o ar puro, sendo, portanto, muito prazerosa. Cuidando das plantas não nos preocupamos mais com as cobranças do dia-a-dia, celulares, e-mails e horários, ficamos relaxados porque é uma tarefa simples que mantém um nível de atividade mental relaxante, aliviando a tensão, estresse e o mau-humor. Também é um ótimo exercício de baixo impacto. Provoca movimentos de alongamento e melhora a coordenação, podendo ser praticado por todos, desde crianças até idosos e deficientes.
É um investimento ainda maior na saúde quando ocorre a utilização de hortaliças, legumes e frutas, que serão complementos em nossa dieta. Além do prazer de ter o alimento crescendo logo ali no quintal, ele também será desprovido de agrotóxicos e poderá dar um gosto novo à culinária, como o manjericão, coentro, hortelã, alecrim, etc. E ainda é um ótimo exercício para as crianças, que terão maior contato com a natureza e aprenderão sobre cada alimento e ficarão curiosas para prová-lo.

Retirando a polpa dos frutos do palmito juçara (Euterpe edulis) para preparar um suco. O palmito juçara é uma palmeira nativa da mata atlântica e é uma ótima opção de planta para ter no quintal.

Ipê amarelo florido. Boa opção para plantar no quintal ou na frente da casa. No mês de agosto ele nos presenteia com sua linda floração. Itapetininga-SP.
Cuidar de outro ser vivo desperta bons sentimentos e é uma ótima ocupação. Mesmo quem tem uma rotina corrida pode optar por espécies que não necessitem de muitos cuidados. Além de trazer benefícios para toda a família, você pode levar saúde aos seus colegas cultivando plantas no ambiente de trabalho e também é uma bela forma de presentear os amigos.
Autora: Joara de Paula Campos
Oi. Para plantar um Ipê desses na calçada qual a medida do buraco e profundidade?
CurtirCurtir
Você pode fazer um quadrado de 0,8 m de lado e descompactar o solo até uma profundidade de pelo menos 0,5 m.
Lembrando que deve deixar 1,2 m de passagem livre na calçada.
Bom plantio e um abraço,
Felipe
CurtirCurtir