A polinização consiste na transferência de pólen de uma flor para outra, muitas espécies vegetais, incluindo diversas de interesse agrícola dependem desse serviço para a formação de frutos/sementes. Tal atividade é realizada principalmente pelas abelhas, além de mariposas, borboletas, vento e outros.
O crescimento do desmatamento e o uso intensivo de agrotóxicos na agricultura têm contribuído para o desaparecimento das espécies nativas de abelha (abelhas sem ferrão ou indígenas) e de Apis mellifera, isto afeta direta a polinização e implica em sérios problemas de ordem econômica e ambiental, como: queda na produção e deformação de frutos/sementes em vegetação natural e em indivíduos de interesse agrícola e problemas genéticos em populações vegetais.
Para esclarecer melhor esse assunto segue duas matérias realizadas pelo programa Repórter Eco, uma do dia 26 de junho de 2011 a respeito da polinização e outra do dia 22 de agosto de 2010 sobre o resgate de abelhas nativas em áreas do cerrado.
Felipe Furtado Frigieri
http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=1216